Executar Upgrade no Portainer Community

Olá Pessoal,

Conforme mencionado em nosso post anterior , a ideia hoje é demonstrar como é possível fazer upgrade no Portainer Community.

Esse processo é simples, na ótica de comandos e processos, porém dependendo do que você esta utilizando de container nesse host, devido todos os containers serão reinicializados. Obviamente, como já comentado essa versão é community, ou seja, na maioria das vezes esta sendo utilizado em seu ambiente de LAB, residencial, portanto não irá acarretar prejuízos. 😆

Validar versão atual

Inicialmente quando acessamos através da GUI, é possivel verificar a versão atual, bem como olhar qual é a ultima versão disponível para ser instalado. Conforme exemplo abaixo:

Portainer Version - GUI

Temos também opção de avaliar a versão via CLI, porém dependendo de como você obteve a versão via docker hub utilizando as tags disponíveis, não seria facilmente identificada pois nesse exemplo ele esta apenas sendo indicado como “latest”

Portainer Version - CLI

Iniciar processo Upgrade

Conforme temos o conceito de ser um docker, poderiamos iniciar parando nosso serviço e resolvi demonstrar também para efetuarmos a remoção do antigo docker, para que assim tenhamos de fato a tag definida como sendo lastest, pois ele pode dar erro caso mantenha as duas imagens populadas no mesmo host, ou seja, com a mesma “tag”. Segue abaixo os passos:

Running - Stop - Remove - Upgrade

Para faciliar segue os comandos expostos acima:


$ docker stop portainer
$ docker rm portainer
$ docker pull portainer/portainer:latest

Após execução desses processo você já esta com a versão mais atualizada e toda a base já de containers instalados não serão perdidas, pois como menção ele é uma ferramenta apenas de “GUI” para facilitar alguns processo de gerenciamento e devido a estarmos utilizando a versão CE

Iniciar o Portainer Docker

Como já exposto em nosso post anterior, precisamos iniciar nosso docker(portainer) novamente para que ele possa gerenciar novamente nossos containers. Abaixo somente exemplo:

Lembrando esse comandos estão em nosso post anterior

Run Command via CLI - Start Portainer

Logo abaixo podemos observar nosso container operacional e respondendo nas portas definidas para expor via seu host local.

Verification Portainer Version - Latest

Consolidação do upgrade

Após execução do processo anterior, agora devemos observar via GUI se nosso portainer está correspondendo a ultima versão “latest”, conforme mencionado.

Portainer Version Updated - GUI

Conclusão

Como podemos observar atualização é bem tranquilo e não impacta em nenhum dado residente que algum container estaria utilizando fora de seu host ou propriamente em seu host ( o que esta rodando o container )

Espero que tenham gostado e mãos a obra para atualizar o ambiente. 😜

Abs,

Rodrigo